Concluindo essa primeira etapa de dicas...
As esquadrias: se possível compre as de madeira, de boa qualidade e procedência. De preferência, pesquise antes de concluir a parte do projeto quais são as medidas padrão. Além de mais barato, geralmente as fábricas tem a pronta entrega. Tudo o que tiver que fazer sob medida demora e encarece a obra.
A cerâmica é um caso a parte. Preste atenção ao PEI, se for colocar em parede dê preferência ao nº 3, se for para piso o melhor é o nº 5 (alto tráfego). Se quiser que custe menos, uma dica importante é fazer a paginação da cerâmica na horizontal, não na diagonal como na foto acima. Custa mais pois sobra bastante recorte e precisa uma quantidade maior de peças na mesma área. Sempre deixe de reserva uma ou duas caixas de cada tipo de cerâmica, pois as fábricas não costumam ter os modelos disponíveis por muito tempo.
Quanto à pintura, invista em tintas de qualidade. Para o interior sugiro a semi brilho, pois é fácil de limpar caso precise (principalmente se tiver crianças ou cachorros em casa). Para a parte externa o ideal é tinta própria para fachadas, mais resistente às intempéries. Portas e janelas depende do conjunto: os vernizes ficam bem com paredes claras ou tons de amarelo e vermelho, e aberturas brancas combinam com paredes em tons frios (azul, verde, cinza). Procure se informar bem em uma loja de confiança quanto aos melhores tipos de tinta e fazer uma simulação das cores escolhidos. Para isto tire uma foto da fachada da casa e leve junto para ter uma idéia melhor.
Se puder, invista em detalhes que valorizem a construção: este será o seu diferencial, o cartão de visitas de quem mora na casa. Cortinas, luminárias, quadros, cores, móveis em harmonia deixam a casa com aquele ar aconchegante.
Seguindo essas dicas você pode construir sua casa da maneira que sonha, adaptando a construção ao seu orçamento.